
Mídia e Entrevistas
Ao longo de sua carreira, Lei Di Dai tem sido destaque em veículos de comunicação do Brasil e do mundo, consolidando-se como uma das principais vozes do dancehall e da cultura sound system.
Nesta seção, você encontra uma curadoria de entrevistas e coberturas especiais que mostram a trajetória da artista, suas influências musicais e seu impacto na cena cultural.
Biografia
1998 - 2002: Início da carreira como cantora na banda Camarão na Brasa, explorando diversos ritmos como jazz, hip hop, reggae.
2002 - 2004: Participação em bailes e festas de reggae sound system com os pioneiros da cena Yellow P (Dubversão) Magrão e Stanjah (Fresh Crew).
2005: Adoção do nome artístico "Lei Di Dai" e início da carreira solo como cantora de dancehall, gravou as primeiras faixas musicais com Jimmy Luv (família 7 velas).
2006: Coroada a "Rainha do Dancehall" no Brasil em matéria na revista RollingStone e muitos shows no Sarajevo Club na Rua Augusta.
2007: Lançamento do single "Original do Gueto" produzido por Digital Dubs e estreia nas rádios com o apoio de Johnny B.Good, grande influenciador do reggae no Brasil.
2008: Se torna empreendedora, criando o seu selo musical chamado "Rainha", e lança seu primeiro álbum "Alpha & Ômega", o mais vendido do gênero, com apresentações ao vivo no Acesso MTV.
2009: Primeira turnê europeia, indicações como melhor artista Reggae no VMB "Vídeo Music Brasil" da MTV e Prêmio Jovem, além de participações em programas como Manos & Minas da TV Cultura.
2010: Participação no programa MTV na Praia, criação de festas como Jameika Dub, Catch a Fire e "Dance Ragga", movimentando a cena em São Paulo.
2011: Representando o Brasil na MIXTAPE do "South Rakkas Crew", de Los Angeles, gerando o videoclipe oficial "Smokin Sensi", filmado na Matilha Cultural, lançado no programa "MTV na Brasa" e pelo selo Mad Decent.
2012: Nasce o "Gueto pro Gueto - Sistema de Som", sound system criado pela cantora e seu DJ Vinnie, que valoriza os artistas das periferias, unindo música, dança e grafite.
2013: Shows do segundo álbum no estilo Mixtape, chamado “Ragga na Lata”, com participação de diferentes produtores e artistas.
2014: Turnê da mixtape "Ragga na Lata", apresentando-se em festivais e festas. Participação no projeto “Pulso” da Red Bull, com diferentes artistas da cena musical brasileira.
2015: O projeto de sound system, o "Gueto pro Gueto sistema", que fez parte da rede Amaphiko Redbull por 3 anos. A cantora viajou por diferentes lugares falando da cultura sound system e empreendedorismo musical.
2016: Lançamento do terceiro álbum #QUEMTEMFÉTÁVIVO gravado no Redbull station SP, lançado no Sesc Itaquera e videoclipe “Chega na Dança” na Rolling Stone, começa a ser vocalista do Bloco Kaya na Gandaia, seguido por uma turnê solo europeia intensa como Lei Di Dai e virando integrante do projeto feminino GRRRL formado na Inglaterra Essa turnê tem um diario de bordo na Vice. Lei Di Dai lança videoclipe "Chega na dança", inspirado na cultura sound system jamaicana na Rolling Stone.
2017: Shows de carnaval nos blocos Kaya na Gandaia e Blocu, Gueto pro Gueto sistema de som, lançamento dos videoclipes “Tudo de Bom”, gravado no Uruguai, e “SHINE”, gravado em Londres, além da turnê solo europeia/UK com destaque na Billboard internacional. Fez turnê com GRRRL pela Europa/UK.
2018: Carnaval no Brasil cantando nos blocos. Turnês de verão na Austrália, Europa e Reino Unido. Lançamento do álbum "Crazy Bass", com faixas produzidas em estúdios Redbull na Alemanha, Itália e Inglaterra. Turnê de inverno na Europa/UK. Lançamento do vídeo clipe "Fox in da street" filmado em Londres.
2019: Carnaval, turnê "BELIEVE U", passando pela Holanda, Inglaterra, Alemanha e Espanha.
2020: Shows no carnaval com o Bloco Kaya na Gandaia e Blocu. Durante a pandemia, realizou lives para Casa Natura, Converse, Shambala festival-UK.
2021: Shows em eventos culturais e lives, participações em projetos musicais como Grime do CCSP e lançamento do vídeo clipe Catch a Fire e videos para Budwiser falando da influencia da jamaica no Hip Hop e sobre a cultura sound system.
2022: Carnaval e turnê "LOVE GOLD & GREEN" pela Europa/UK durante 4 meses e Brasil.
2023: O ano começou com uma intensa atividade, de janeiro até março, com o Bloco "Kaya na Gandaia" com participação de Pato Banton. Abril começou a turnê de 18 anos de carreira solo com shows no Brasil, Holanda, Alemanha, Portugal, Espanha e Inglaterra, passando 4 meses de turnê pela Europa e gravando seu novo álbum musical.
2024: começa o ano com seu sound system Gueto pro Gueto sistema de som no aniversário de SP, e fazendo shows de carnaval com o Bloco Kaya na Gandaia. Até o final de maio, realizou o show Lei Di Dai inna Dancehall aqui no Brasil. Em junho, começou na Europa sua nova turnê "BE FREE BE STRONG", durante 4 meses de Euro/UK tour cantou na Inglaterra, Alemanha, Holanda e Espanha. Lei Di Dai volta ao Brasil e lança seu novo álbum.
2025: Lei Di Dai celebra 20 anos de carreira solo com shows do novo álbum, carnaval com Bloco Kaya, novos singles e muito sucesso.
Festivais Nacionais: Redbull Music Academy, Reggae4life, Satélite 061, Afro Latinidades, Afete-se, Vaca Amarela, Amaphiko Red Bull, MECA festival, CaosArte fest, Colabora América, BR135, MCI mês da cultura independente, CUCA - SP, Festival WME, Festival Literário de São Miguel, Festival Bike- SP, Festival Super Nova, Festival Path, Festival Cultura em Casa, Festival Hibrido.
Festivais Internacionais: Festival Boomtowm – Inglaterra, Festival Mestiço - Portugal, Shambala Festival – Inglaterra, Festival Number 06 - País de Gales, We Make Waves Festival – Alemanha, Freedom Festival – Inglaterra, Greenbelt Festival – Inglaterra, Isuoni di Villalba – Itália, Love Carnaval – Inglaterra, Thames Festival – Inglaterra, Common wealth Games – Austrália, Festival Hip hop & Burgue – Alemanha, Welcome the Village – Holanda, Wilderness Festival – Inglaterra, One Love Festival – Inglaterra, Festival Latinos – Holanda, Festival 200 anos Universidade de Manchester - UK, Fusion festival - Alemanha, Festival Para Yok - Alemanha.